Fundamento de redes
A IANA é a autoridade geral pela administração cotidiana do Sistema de Nomes de Domínio na Internet (DNS). É responsável pela coordenação global dos sistemas de Internet Protocol (IP) para endereçamento, bem como os números do sistema autônomo usado para rotear o tráfego Internet A equipe da IANA possui responsabilidades administrativas pela delegação de endereços IP, números do sistema autônomo, domínios de primeiro nível (DPNs) e outros parâmetros exclusivos do DNS e seus protocolos. Este documento oferece informações gerais sobre a política da IANA para gerenciar o DNS. As instruções sobre procedimentos a serem seguidos para solicitar delegações ou mudanças em DPNs estão disponíveis no site da iana.org.
TLD - Domínio de nível superior Um domínio de nível superior (TLD) é um dos domínios do mais alto nível no sistema hierárquico de nomes de domínio da Internet. Estão instalados na zona de raiz do espaço de nomes. Ex.: “.com” e “.uk” Para todos os domínios em níveis mais baixos, a identificação é feita na última parte do nome de domínio. Ex.: .com.br (.com= identificação superior, .br=identificação inferior). Países são designados no Domain Name System pelo seu código de duas letras que representa o país (padrão ISO). –Ex.: .br, representa o Brasil; .ar, representa a Argentina. –Nesta camada da hierárquica existe “.com.br” ou “.com.ar.” Existem ainda categorias de grupo que ficaram conhecidas genericamente como domínios de nível superior. Inicialmente, este grupo consistia de GOV, EDU, COM, MIL, ORG, eNET.
DOMÍNIOS RESERVADOS
A RFC 2606 reserva os seguintes quatro nomes domínio de nível superior para evitar confusão e conflito: example: reservado para uso nos exemplos; invalid: reservado para uso em nomes de domínio inválidos; localhost: reservado para evitar conflitos com o uso tradicional do localhost como hostname; test: reservado para uso em testes.
Endereços IPv4 e IPv6 são geralmente atribuídos de forma