Fundamento de economia
Resumo Capítulo 1
A Economia é a “ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo que a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas”.
Há vários conceitos que são basilares para o estudo econômico como: a escolha, a escassez, necessidades, recursos, produção e distribuição.
Recursos produtivos ou fatores de produção definem –se por mão-de-obra, terra, matérias –primas, dentre outros. Estes são recursos limitados. Em contrapartida as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam.
• Questão central da Economia: Como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo às necessidades humanas.
• Problemas econômicos fundamentais: o quê e quanto produzir, como produzir e para quem produzir.
Um sistema econômico é “a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade”. Seus elementos básicos são: o estoque de recursos produtivos ou fatores de produção (trabalho e capacidade empresarial, o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia); o complexo de unidades de produção (empresas) e o conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais. São classificados em: sistema capitalista ou economia de mercado (regido pelas forças do mercado), sistema socialista (intervenção estatal predominante) e sistemas de economia mista (prevalecem forças de mercado, mas com atuação do estado).
• A curva de possibilidade de produção ou curva de transformação (CPP) expressa a capacidade máxima de produção da sociedade. O deslocamento da CPP para a direita significa que o país está crescendo.
• O custo de oportunidade é igual ao sacrifício de deixar de produzir parte do bem x para se produzir mais do bem y.
Funcionamento de uma economia de mercado: fluxos reais e monetários
• Fluxo real da economia
• Fluxo monetário da