FUNDAMENTO DE ADMINISTRAÇAO
Eficácia estrutural: É aquela que desenha sua estrutura para atender a determinada situação.
Requer:
Consistência interna - atender os fatores contingenciais.
Os parâmetros do design formam um sistema integrado em que cada um deles está vinculado a todos os outros: qualquer mudança em um parâmetro provoca mudança em todos.
Os fatores situacionais, por sua vez, incluem quatro aspectos: idade e tamanho, tecnologia, ambiente e poder.
O aparecimento de organizações semelhantes surge da combinação dos elementos:
Seleção do Produto ou serviço prestado; Consistência interna das organizações; A configuração da moda.
Ajustamento mútuo: Neste caso o controle do trabalho permanece sob o controle dos trabalhadores, que se utilizam da comunicação informal para o ajustamento das atividades.
Supervisão direta: Na supervisão direta fica claro o papel de uma pessoa como responsável pela outras, orientando e monitorando suas ações.
Padronização dos processos: a padronização dos processos fornece condições para que a supervisão direta tenha uma maior amplitude de controle.
Padronização das outputs: Os outputs são definidos como o resultado do trabalho, podendo ser entendido também como medidas de desempenho ou determinadas especificações padronizadas
Padronização das Habilidades: Existem funções dentro das organizações que, pela sua complexidade, necessitam de formação especifica, de forma que as empresas não têm como definir exatamente os processos de trabalho destas atividades. Nestes casos, a organização opta por contratar profissionais especializados.
Normas, regras e doutrinação: tem como mecanismo chave de coordenação a socialização, ou se preferir, a padronização das normas (doutrinação)
Primeiro tipo – Estrutura Simples
Coordenação - Supervisão direta