Fundamento das ciências socias
Sociais- relações que os homens estabelecem entre si na sociedade; estudam fenômenos complexos; ambientes diferenciados, laboratório é a própria realidade, relações dialéticas; não se enquadram em modelos técnicos ou fórmulas.
Problema Social- situação que atinge um grupo.
Ex.: Drogas
Problema sociológico- amplo enquanto ciência.
Ex.: Distúrbios sociais
Naturais- É a própria natureza exterior ao homem.
- Estuda fenômenos simples;
- Fenômenos podem ser percebidos, classificados e explicados;
- Sincronia, repetitividade e simplicidade.
Tipos de conhecimento
Conhecimento mítico- este tipo de conhecimento busca explicar o mundo a partir da ação de entidades ou seja coisas e seres sobrenaturais.
Conhecimento religioso- Este tipo de conhecimento do mundo se dá á partir da separação entre as esferas do sagrado e do profano. As religiões também apresentam uma explicação sobrenatural para o mundo, porém, para aderir a uma religião, é condição fundamental crer ou ter fé nessa explicação.
Conhecimento filosófico- De modo geral, o conhecimento filosófico pode ser traduzido como amor á sabedoria, á busca do conhecimento.
Conhecimento de senso comum- O senso comum ou conhecimento espontâneo é a compreensão do mundo baseada no aprendizado acumulado de gerações anteriores.
Conhecimento científico- Tradicionalmente, o conhecimento científico é definido como aquele que resulta de investigação metódica, sistemática da realidade. Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem.
Revoluções:
Industrial- Significou mais que a introdução da máquina á vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos dos modos de produção; representou o triunfo da indústria capitalista, capitaneando pela burguesia capitalista que foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob o seu controle ( os donos do meio de produção).
Francesa- É entre os pensadores