Fundamento das ciencias socias
História da Fisioterapia
* Na Antiguidade: período compreendido entre 4.000 a.c e 395 d.c, havia uma forte preocupação com as pessoas que apresentavam dores sem explicação, havia interesse e certa preocupação em eliminar essas dores através de recursos, técnicas, instrumentos ou procedimentos. A princípio a ginástica era empregada somente com fins terapêuticos, era utilizada no tratamento das dores já instaladas.
* Idade Média: aproximadamente entre os séculos IV e XV, houve uma interrupção na atuação e dos estudos na área da saúde. O corpo humano passou a ser algo inferior pelo fato da influência religiosa nessa época. O exercício curativo foi inibido, sendo usado o exercício para outros fins. A nobreza e o clero queriam aumentar suas potências físicas, enquanto, os burgueses e lavradores tinham o exercício unicamente como diversão.
* Renascimento: compreendido pelos séculos XV e XVI, volta a aparecer alguma preocupação em ter um corpo saudável. Houve certa preocupação com o tratamento e os cuidado com os organismos lesados e também com a manutenção em organismos aparentemente saudáveis.
* Industrialização: historicamente ocorrido nos séculos XVII e XIX, o interesse nos incômodos volta. O novo sistema composto com maquinas em grandes quantidades nas empresas aperfeiçoava a produção industrial, onde trabalhadores eram submetidos a exaustivas e excessivas jornadas de trabalho. As condições eram precárias tanto alimentares quanto sanitárias, causando epidemias de novas doenças como tuberculose pulmonar, cólera e acidentes frequentes de trabalho.
Surge a preocupação dos patrões para não perderem e nem diminuir a sua fonte de riqueza gerada pelos trabalhadores proletariados. Foi concentrado esforços na descoberta de novos métodos de tratamentos das doenças e de suas sequelas. Com recursos elétricos, térmicos,