Fundamento Das Ci Ncias Sociais
"FÓRUM A"
Vários grupos sociais têm, nos últimos anos, aumentado consideravelmente sua visibilidade social e obtido o reconhecimento de suas especificidades culturais, como as mulheres, os negros, os gays, os índios e outros. Contudo, manifestações de intolerância contra indivíduos desses grupos são verificadas com frequência. O que mais tem caracterizado o posicionamento da sociedade brasileira em relação a esses grupos? Reconhecimento ou intolerância? Posturas etnocêntricas ou relativistas?
R: A sociedade passou por diversas mudanças, a postura e a tolerância com o diferente também mudaram, felizmente para melhor, mas ainda tem muito que avançar. Essas mudanças de postura se devem em grante parte a organizações não governamentais de apoio à causa e apoio cada vez maior da mídia, levando para dentro das casas, tornando-a familiar e mostrando que não há porque discriminar ou mesmo temer ao diferente, o que vem encorajando a cada dia muitos grupos a mostrar sua realidade, mostrando que eles existem e precisam ser respeitados.
"FÓRUM B"
No passado próximo, diretores de uma escola de samba de São Paulo receberam ameaça de indivíduos inconformados com homenagem que a escola pretende fazer aos nordestinos por meio de seu desfile de Carnaval. No Rio de Janeiro, um jovem foi indiciado por incitar o ódio contra suburbanos que, segundo ele, não deveriam frequentar a zona sul porque são atrasados, sujos etc. No Rio Grande do Sul, pichações contra negros e judeus foram feitas no restaurante de uma universidade. Em uma universidade paulista, jornal produzido por estudantes expunha visões preconceituosas e incitavam a violência contra gays. Na base de todas essas manifestações, encontra-se a ideia de superioridade natural de alguns indivíduos e grupos sobre outros, preconizada (recomendado) pelo darwinismo social. A que devemos atribuir o recrudescimento (reaparecer mais forte, tornar-se mais intenso) de ideários (conjunto de idéias) do