Fundamentação teórica plano de negocios
“Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.” (ROSA , 2007, p. 8)
Afirmando a citação anterior REIS e ARMOND (2008) definem plano de negócios como uma ferramenta escrita, de grande valia, que descreve os objetivos do empreendimento planejando os passos necessários para colocá-lo em prática.
DORNELAS (2005) cita uma pesquisa realizada pelo Sebrae com empresas criadas em 1997 a 2001 e que foi divulgada em 2003 que tem a falta de planejamento liderando as causas de insucesso das empresas.
Segundo REIS e ARMOND (2008) o plano de negócios tem como principais atribuições: analisar os pontos fortes e fracos em relação a concorrência e o ambiente; definir estratégias de marketing; analisar o desempenho financeiro; avaliar alternativas de investimentos e retornos; auxiliar no levantamento de recursos, ou seja, financiadores e investidores analisam o plano antes de investir; é utilizado como ferramenta de negociação contribuindo para aprovação de empréstimos e acesso a financiamentos.
Para DORNELAS (2008, p. 99-100) atende os seguintes objetivos básicos: “testar a viabilidade de um conceito de negocio, orientar o desenvolvimento das operações e estratégia, atrair recursos financeiros, transmitir credibilidade e desenvolver a equipe de gestão.”
Tanto REIS E ARMOND (2008) quanto DORNELAS (2005) definem a destinação do plano à: parceiros, bancos, investidores, fornecedores, própria empresa, clientes, sócios, mantenedores de incubadores.
Os autores citados acima também coincidem em dizer que o plano não é utilizado simplesmente para abrir um novo negócio, pois, também pode ser utilizado para reestruturar/reorganizar um negócio