Fundamentação teórica ed. infantil
O professor tem um papel de extrema importância no desenvolvimento de seu aluno, é ele quem será o mediador entre o conhecimento e a criança. Sendo assim, pode-se compreender o papel fundamental que exerce a instituição escola.
A visão que os adultos tem do mundo é muito diferente da de uma criança, elas vivem “em um mundo diferente”, a imaginação delas flui com uma facilidade incrível, muito melhor que a nossa, um tanto quanto travada. As etapas pelas quais as crianças passam nós adultos já passamos, porém por vezes cismamos em não compreende-las. (...) Muitos pais, querem que a mente de seus filhos funcione como as suas – como se uma compreensão madura sobre nós mesmos e o mundo, e nossas idéias sobre o significado da vida não tivesse que se desenvolver tão lentamente quanto nossos corpos e mentes ( BETTELHEIM in BRASIL, Vol. I, 1991, p.47). O prazer geralmente acontece quando os adultos podem conviver com as crianças em situações que se organizem a partir do “mundo da criança” ( seus interesses imediatos, suas brincadeiras ) , e a dificuldade surge quando o “mundo adulto” (os hábitos de higiene, o respeito aos horários necessários, a organização na vida familiar) dita as regras. Acontece apenas que, como no plano físico ela não percebe as coisas sem um colorido proveniente de certas qualidades de seu próprio eu, também no plano social não percebe os outros sem uma simbiose, inconsciente para ela, entre a sua pessoa e as que a rodeiam.
No pensamento animista, não só os animais sentem e pensam como nós, mas mesmo as pedras estão vivas, de modo que, ser transformado em uma pedra significa dizer simplesmente ter que permanecer em silêncio e imóvel por algum tempo ( BRASIL, 1991, P.53).
Asuperação do egocentrismo social e intelectual na criança está diretamente relacionada à maneira como se dá o seu desenvolvimento dentro do grupo social em que vive, isto é, sua socialização.
Para a criança de quatro a cinco anos, os seus brinquedos