Fundamentação teorica
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
MÓDULO 1
CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Maria Aparecida Araújo e Silva
Maria José Motta Viana
Olga Julieta da Fonseca
1º sem./2012
Comunicação: fatores de textualidade e condições de produção textual
1 ATIVIDADE DIAGNÓSTICA - IMPORTÂNCIA DA LEITURA
Assista aos filmes que selecionamos para você.
1. Agora elabore um texto em que você relate uma experiência sua em uma situação em que a leitura – ou a falta dela – tenha sido determinante.
2. Apresentação em grupo dos textos produzidos.
3. Leitura e comentários dos textos selecionados pelos grupos.
[pic]
1.4 Atividade de incentivo à leitura (valor: 5 pontos): elaboração de material sobre a importância da leitura a ser divulgado no espaço acadêmico.
1.4.1 Instruções para a elaboração: o grupo poderá escolher o gênero textual a ser produzido - folder, cartaz, banner, panfleto etc.
2 CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE TEXTO
2.1 Leia o texto seguinte:
Condições de produção e recepção textual
Condições de produção textual são os elementos que fizeram parte da situação comunicativa na qual o texto é construído e que, dessa forma, acabam por determiná-lo. Geraldi (1997) apresenta os elementos constituintes das Condições de Produção. Ou seja, para se produzir um texto, em qualquer modalidade, é preciso que:
a) se tenha o que dizer (o quê?) - para se produzir um texto significativo numa situação real de escrita, o produtor precisa ter em mente “o que” escrever, isto é, saber sobre o assunto de qual irá tratar. Isso significa que não é possível escrever a partir do nada, sem ter algo para dizer.
b) se tenha uma razão para dizer o que se tem a dizer; (Objetivos do texto – para quê?) - ter um motivo significativo para escrever é uma das condições fundamentais para se produzir um texto.
c) se tenha para quem dizer o que se tem a dizer; (Enunciatário