Fundamentação aula de lazer
O estudo será realizado com amostra de 42 alunos sendo 23 do sexo masculino e 19 do sexo feminino que estão cursando a 8º série do Colégio da Rede Pública da Bahia.
Este projeto será desenvolvido no decorrer de oito unidades, cada uma com a duração de 60min. Onde ocorrerão através de vídeos expositivos, vivencias e apresentações.
As atividades serão desenvolvidas seguindo princípios de inclusão de todos os alunos, as aulas terão uma organização progressista, onde serão realizadas atividades de dinâmicas de grupo, diálogos, coletividades, respeito ao próximo visto que os alunos estão tendo dificuldades em lidar com a diferença. De acordo com RIOS (1999, p. 30) a sociedade é o produto da ação recíproca dos homens que produzem as relações sociais no que diz respeito a sua produção material.
Será feito um trabalho pedagógico que oportunize aos indivíduos vivências de futebol, utilizando uma proposta inserida na cultura corporal, para que se possam ampliar seus horizontes.
Programa de aula da I unidade
Escola: Colégio da Rede Pública da Bahia.
Série: 8º série
Conteúdo: Futebol
História do futebol no Brasil
.Preconceito de gênero, etnia e classe social.
Objetivo:
Conhecer a origem, os fundamentos e as possibilidades do futebol.
Compreender o futebol como forma de expressão de grupos sociais.
Metodologia:
1º Momento: (15 a 20 minutos)
Serão transmitidos aos alunos vídeos que mostrem como seu deu o processo de evolução do Futebol
2º Momento (20 a 25 minutos)
Leituras de textos, debates.
3º Momento (10 a 15 minutos)
]
Pesquisa em dupla (um homem e uma mulher), que serão estipulados pelo professor. Na pesquisa eles irão ter que recriar a historia do futebol no brasil, e falar como se deu esse processo histórico em que no passado, muitos não podiam praticá-lo dando ênfase no processo de inserção das mulheres, negro e deficientes no futebol.
Avaliação: Será processual avaliando a participação dos alunos nas leituras, debates e