Fundamentalismo, terrorismo, religião e paz: desafios do século XXI
2° período: Serviço Social
Fabiana Batista de Souza
Professor: César
Trabalho: Esquema Acadêmico
A) Citação da fonte
BOFF, Leonardo. Fundamentalismo, terrorismo, religião e paz: desafios do século XXI. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, 110p.
B) Esquema Interpretativo
1-Como surgiu o fundamentalismo
1.1 - O fundamentalismo ressurgiu no final do século XIX, a partir da publicação de 12 fascículos teológicos que propunham um cristianismo rigoroso, ortodoxo e dogmático.
1.2 - O fundamentalismo era contra o liberalismo, pois colocava em risco a segurança e a tranquilidade de espirito que a fé cristã oferecera.
2-O fundamentalismo protestante
2.1- O fundamentalismo protestante ocorreu a partir dos anos 50, a base de tudo e através da bíblia inspirada por Deus.
2.2- Os fundamentalista se opõe ao estudo das ciências humanas, pois os mesmos acreditam que a concepção da vida é a criação.
2.3- O fundamentalismo protestante tem caráter militante e não aceitam outras doutrinas religiosas, resultando na intolerância e inflexibilidade.
3-O fundamentalismo católico
3.1- O fundamentalismo católico apoia-se na convicção de ser o único portador da verdade absoluta, sendo o papa representante de Deus e dizia que nas outras religiões não a salvação.
3.2- A centralização patriarcal do poder sagrado, exclui as mulheres por não possuir o poder sacramental.
3.3- Eram contra as liberdades modernas; contraceptivos, aborto, masturbação...etc, pois o fundamentalismo católico tem objetivo de servir à vida e preservar a saúde dos seres humanos.
4-O fundamentalismo islâmico
4.1- O fundamentalismo islâmico surgiu e nasceu no século VII, considerava que Alá era o único Deus e Maomé o seu profeta.
4.2- E uma religião simples e é sustentada por oração, peregrinação, jejum, caridade.
4.3- Usam o alcorão e constrói suas leis nesse livro, pois e considerado a revelação verbal e última dada por Deus ao seu povo.