fundamentalismo religioso
O fundamentalismo religioso é caracterizado pela tentativa de voltar aos princípios de uma religião, lembrar os reais motivos, a cultura a ser seguida, os fundamentalistas tentam resgatar as verdades essenciais da religião que muitas vezes se perderam com o passar do tempo.
Muitas pessoas veem a religião como motivo de muitas guerras e conflitos pelo mundo, quando na verdade os motivos são unicamente políticos, pessoas que se dizem religiosas somente por benefício próprio. Na verdade o papel da religião é a união das diferentes tribos e culturas, apesar das diferentes crenças e costumes das muitas religiões existentes, os princípios são sempre os mesmos, a compaixão, o respeito com o próximo, são exemplos que fazem parte das principais religiões do mundo.
Cada religião possui diferentes crenças e costumes, porém é possível que pessoas com crenças distintas convivam pacificamente, é preciso que se unam pelas semelhanças e que haja respeito em relação as opiniões conflitantes. Mas algo é essencial para que a religião ocupe seu espaço sem entrar em conflito com as outras, algo comum a todas as religiões, que é a Regra de Ouro, que diz que não devemos fazer aos outros o que não gostaríamos que fizessem a nós.
A religião, seja ela qual for, pode e deve ser uma ferramenta em prol da paz mundial, por que a base das religiões é a compaixão, o respeito pelo próximo, e se as pessoas carregarem esses sentimentos consigo e tiverem as atitudes esperadas de uma pessoa religiosa, não haverá espaço no mundo para guerras e conflitos de qualquer tipo.