Fundamentais
Análise das
Relações_
Internaclonais
Pensamento
Político
Thzduçãa de María Hosinda Ramos da Silva
ÁE\JQifora Universz'a'an'edeBras1'/121
,U
šl wav ‹w ...........»»
PARTE I
O QUE DESEJAMOS SABER: A NATUREZA DAS
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Muiio do que desejamos saber acerca das relações intemzcionais pode ser englobado em doze Êuestões fundamentais. De uma forma ou de outra. essas questões tem si o co o as. ao í:T1*g`õ”dê_muitos séculos. por cientistas politicos. lideres politicos e cidadãos comuns. Para a maioria delas ha algumas respostas u adicionais em genl, variadas. Mas. como oeorre. em quase todas as áreas do conhecimento. essas respostas devem ser analisadas com cautela Muito mais di cil é obter respostas mais precisas a mis questões. e muito mais árduo ainda e obter a respeito delas uma pequena dose de conhecimento que possa ser testada. reproduzida e constauda ou até rejeitada de modo que esse conhecimento possa. de alguma forma, ser eonsiderado cientifico. Mas. temos que procurar obter esse conhecimento e nossas doze questões fundamentais possivelmente nos ajudarão a fazer com que essa busca se relacione com o que queremos e precisamos saber.
CAPÍTULO 1
DOZE QUESTÕES FUNDAMENTAIS
As doze questões fundamentais que nos interessam são as seguintes:
l. Nação e Mundo
Quais as relações entre uma nação e o mundo que a cerca? Quando. como c em quanto tempo tendem a surgir Estados_¿ nações e em quanto tempo desaparecem? Enquanto duram. como se relacionam com outros povos. Estados e nações? Como `|TdTrrTc`o`m`g1_'Qtp_qs_r_nenores ou com individuos dentro de sttas fronteiras? E como se relacionam com organizações internacionais c com o sistema politico internacional?
2. Processos Tramnadonais e Interdependêmia lntemacinnal
Ate que ponto podem os govemos e povos de qualquer Estado naçlo detzirlir sobre seu proprio futuro e até que punto o resultado de suas ações depende das condições e acontecimentos verificados fora de suas fronteiras? Estao os