Fundamenta O Controle De Contas A Pagar
O item tem como função explanar os conceitos de Controle interno, visando a sua implementação, abordando seus benefícios e riscos, conforme cita Matto e Mariano (1999) “O controle interno visa registrar e informar números contábeis fidedignos para proteção do patrimônio e auxilio na tomada de decisões”.
O controle interno auxilia na identificação de anomalias organizacionais e sua utilização continua leva ao aumento da eficiência operacional e diminui assim os custos com retrabalhos conforme relata Matto e Mariano (1999, p.2) “Numa empresa onde não existe controle certamente ocorrerão desperdícios e erros desnecessários”.
Esta ferramenta de controle deve ser uma ação continuada dentro das organizações, pois facilitam o repasse de informação e visualização de possíveis desacordos com as decisões tomadas pela direção conforme evidencia Matto e Mariano (1999) “O processo de controle interno deve ser estabelecido de forma clara e objetiva, acompanhado, autorizado e avaliado, para possíveis alterações continuas que melhor fique adequado ao processo da organização’’.
Conseguimos observar que o controle interno é de fundamental importância para empresa que busca garantia de qualidade em seus processos, evidenciando a melhoria continua de suas atividades internas, além de dados confiáveis para tomada de decisões, sendo assim o maior potencial do controle interno esta no seu informativo para os administradores.
Segundo Pereira A. N. “Apesar de inevitável cenário de dificuldades, a empresa que estiver dotada de processos decisórios adequados, suportado por 21 uma boa estrutura de controle interno, conta com uma vantagem importante sobre aquelas que não contam com um processo organizado e eficaz”.
3.1.1 Princípios e objetivos do controle interno
Na administração o controle interno é visto como uma importante ferramenta para a empresa que deseja acompanhar seu desenvolvimento.
De acordo com COSO 2010 o controle interno é um processo