Fundamenos epistemológicos da Psicologia.

1168 palavras 5 páginas
LISTA DE EXERCÍCIOS DEFINITIVA

BLOCO 1
Explicações Mítico-religiosas e Explicações Filosóficas

Como dito algumas vezes em sala, a Filosofia pode ser entendida como uma nova postura do Ser Humano diante do mundo, uma nova postura acerca de nossa capacidade de produzir conhecimento sobre a realidade. Dito isso, explique detalhadamente as diferenças e semelhanças entre uma explicação mítico-religiosa e uma explicação filosófica.

Uma explicação mítico-religiosa exige fé, pois trabalha com variáveis sobrenaturais, que é aquilo que não está ao nosso alcance, que está além da realidade, não podemos ver e não temos provas de que realmente exista.
A explicação filosófica trabalha com variáveis naturais, é aquilo que está ao alcance de todos, podemos ter provas, pois é uma forma de explicar a realidade. É algo que está ao alcance de todos.
Apesar das diferenças, a semelhança entre as duas é que ambas, mesmo sendo diferentes, as duas são uma forma de explicar a realidade.

Surgimento da Filosofia

Que fatores históricos favoreceram ao surgimento da filosofia? Explique detalhadamente o que levou naquela época a sociedade a um simultâneo processo de secularização e relativismo?

As explicações religiosas começaram a se tornar insatisfatória para as pessoas, porque como é possível que se tenham várias versões e ideias contraditórias sobre uma determinada coisa? E como podiam provar que as explicações religiosas eram verdadeiras se não estavam ao alcance de todas? Se é algo que está além da realidade? Assim, ocorreu a secularização, as pessoas começaram a deixar a religiosidade de lado. Já o relativismo permite que cada um tenha seu próprio ponto de vista, ou seja, tem uma certa tolerância. Assim, com todas essas insatisfações surgiu a Filosofia, que é uma forma de explicar a realidade.

BLOCO 2

O problema do “Conhecer”

O problema do conhecimento pode ser definido pela pergunta: “Como conhecemos as coisas de um modo verdadeiro?” Quais os

Relacionados