Fundadores da apple
Ronald Wayne
Todo mundo já conhece a história: em 1976 a Apple foi fundada por Steve Jobs,Steve Wozniak e Ronald Wayne. Depois de 12 dias da fundação da empresa, oficializada em contratos que depois de 35 anos seriam leiloados, o terceiro fundador, Wayne, pediu as contas e saiu da empresa levando consigo somente U$ 800.
O motivo que o levou a sair da empresa recém-formada, segundo ele mesmo, é o reconhecimento de que Wozniak e Jobs eram jovens demais e gênios demais. Com 40 anos de idade, ele não teria como lidar com as idas e vindas da empresa, e muito menos queria ficar na sombra dos outros dois fundadores. Conhecido como “o fundador esquecido” ou “o homem que desenhou o primeiro logo da Apple“, Wayne, quando perguntado, diz ser um melhor engenheiro do que um homem de negócios, aumentando a lista de motivos que o fizeram sair da empresa.
Atualmente, enquanto promove o livro Insolence of Office, que é ainda um lançamento, Wayne escreveu em seu perfil no Facebook as justificativas da sua saída para esclarecer a questão de uma vez por todas:
Eu não saí da Apple por falta de entusiasmo com o conceito de produções de computadores. Longe de qualquer preocupação imediata com os riscos financeiros, eu saí porque não senti que a empresa seria aquilo que eu procurava para mim mesmo, especialmente para o resto dos meus dias.
Eu tinha certeza que seria um sucesso, mas não sabia quando, ou o que eu teria que sacrificar e desistir para conseguir ou quanto tempo a espera duraria.
Wayne ainda diz que tem consciência da perda financeira que teve ao sair da empresa tão cedo, mas “entre eu e você, aquilo construiu meu carácter” e em relação aos antigos amigos e fundadores da Apple ele diz que “Eles (Steve Jobs e Wozniak) queriam mudar o mundo do jeito deles. E eu queria mudar o mundo do meu.” Dito isso, ele acredita que o livro que escreveu é suficiente para justificar sua existência nesse planeta.