Fundacoes da conceituacao
FUNDAMENTOS DA CONCEITUAÇÃO
1º Qual o conceito de Questão Social na concepção de Castel (1988) apresentado pela autora?
Segundo Castel, a questão social é um desafio que interroga que coloca em questão1’’ a capacidade de uma sociedade, no qual existe como um conjunto ligado por relações de interdependência, ou seja, é uma integração. Seria uma ameaça de rompimento desse conjunto de relações, que se explicitam por meios de conflitos.
2º Potyara sinaliza que o desafio que constitui uma ameaça de ruptura tem dois elementos, quais são eles? Qual sua definição?
Os dois elementos são:Estrutural e histórico.Segundo a autora, Potyara, a questão social é constituída de fatores estruturais, que independem da ação política de sujeitos em dadas circunstancias.E de outro, social articula estrutura e sujeitos ações deliberadas e conscientes de sujeitos que querem mudar a sua historia(fundamentam a questão social).
3º Neste item, a autora sinaliza o surgimento da questão social no século XIX, a partir de elementos?
Sim, segundo a autora a questão social é o produto desses dois elementos expostos na questão anterior, ou sucintamente, e o produto é expressão da contradição fundamental entre capital e trabalho historicamente trabalhado. Salientando condições desumanas de vida e de trabalho do proletariado emergente no processo de industrialização, logo, a questão social articula estrutura e sujeitos históricos, tanto na sua origem quanto no seu processamento.
4º Para potyara a Questão Social articula ao mesmo tempo ESTRUTURA e SUJEITOS HISTÓRICOS, a este último fator são acrescentados dois elementos (a e b). Explique.
A questão social articula tanto na sua origem quanto no seu processamento. A importância de sujeitos estruturais e sujeitos históricos e enfatiza:
Sujeitos sociais: estrategicamente posicionados como forças políticas, prevalecendo-se de contradições engendradas pelas mudanças