funda oes strauss franki
506 palavras
3 páginas
Estacas tipo FrankiA cravação da estaca se dá pela queda livre de um pilão com peso entre 1000 kg e 4600 kg(função da bitola da estaca) sobre a bucha, fazendo com que a composição tubo+ bucha vá penetrando no solo até que seja atingido solo com boa capacidade de suporte, sendo que a verificação deste fato se dá pela aferição das negas e energia de cravação. Uma vez cravado o tubo e atingida a nega e energia mínima especificada, inicia-se a execução da base da estaca que consta da expulsão da bucha e injeção de concreto abaixo da ponta do tubo de revestimento. A injeção se dá pela concretagem paulatina com o apiloamento do fundo, objetivando a formação de uma base esférica com dimensões maiores do que o frustre da estaca. Após a execução da base, implanta-se a armação da estaca e inicia-se a concretagem com o apiloamento constante de concreto e a retirada concomitante do tubo de revestimento, sempre com a certeza de existir um mínimo de concreto na parte interna do tubo. O procedimento executivo das estacas tipo Franki promove uma alta capacidade de carga n estaca, bem como a possibilidade de um bom controle de qualidade de estaqueamento. Todavia, o procedimento executivo também é responsável por vibrações excessivas e produtividade baixa(50 metros de estaca/dia).
1 etapa: execução d a bucha
2 etapa: cravação do conjunto tubo + bucha
3 etapa: expulsão da bucha e execução a base
4 etapa: colocação da armação
5 etapa: concretagem da estaca
6 etapa: estaca concluída
Estaca tipo Strauss
As estacas moldadas no local, tipo Strauss, são executadas com revestimento metálico recuperável, de ponta aberta, para permitir a escavação do solo que e feita com o auxilio de uma sonda.
A estaca Strauss apresenta vantagem pela leveza e simplicidade do equipamento que emprega.Com isso, pode ser utilizada em locais confinados, em terrenos acidentados ou ainda no interior de construções existentes, com pé-direito reduzido.
A-EQUIPAMENTO
O equipamento consta de um