Fund Metodol Do Ensino De Hist Ria E De Geogr Fia IV
822 palavras
4 páginas
Nome: Narcélia Costa da SilvaRGM: 13308718 UNICID
Disciplina: Fund. Metodol do Ensino de Historia e de Geografia
UNIDADE: IV
A Carta do Chefe Seattle.
O texto é importante na sua relevância por abordar duas visões que nos ajuda a discernir e refletir sobre a importância dos novos paradigmas que emergem como suplicas urgentes no enfrentamento da questão ambiental.
O texto evoca uma riqueza de compreensão do habitat humano e ganha seu valor em virtude do derivar de um indígena, norteado por uma visão cosmológica adversa daquela do destinatário da carta: o presidente dos EUA, Franklin Pierce, quando este, em 1854, propôs comprar às terras de sua tribo, concedendo-lhe a outra “reserva” em troca.
O pensamento do presidente americano, entendido pelo Chefe Seattle na sua carta, nos permite uma chave de leitura da gênese de um conjunto de idéias que enxergam a terra (o planeta) não como legado à pessoa humana, mas como uma demanda de comercio e aproveitamento. Terra é sinônimo de moeda, de riqueza advinda da efetiva transformação do trabalho. Naquele postulado do “Grande Chefe” já era possível vislumbrar o pensamento de uma nova ordem econômica decorrente do estouro da era industrial inglesa.
“Somos parte da Terra e ela é parte de nós”. Esta afirmação do Chefe Seattle já diz muito sobre uma compreensão originária da natureza, do habitat da humanidade. Se formos parte da Terra, destruí-la ou mecanizá-la é atentar-se contra a própria pessoa humana. A Terra é quase uma deusa: “Pois esta terra é sagrada para nós”.
A referida Carta é dotada de grande relevância para os dias de hoje, quando o mercantilismo capitalista vem dando mostras de ganância e soberba, sem medir as possíveis conseqüências para o nosso habitat que vem se tornando pequeno para atender às enormes demandas comerciais, alicerçadas na crescente industrialização de sobrar tecnologia.
Já compramos água e muitas coisas que a Mãe Terra sempre deu-nos de presente, mas estamos vislumbrando a triste aurora em que