Funcões polinomiais
DEMANA, F. D. et al. Pré-cálculo: capítulo 9 - p. 95
Definição: Uma função potência é da forma f x x n , onde n é um número real. f x x 2 , g x x 3 , h x x 2/3 e l x x 5 são exemplos de funções potência.
Vamos caracterizar algumas funções potência, de acordo com seus expoentes.
Expoente natural par. Vamos considerar as funções f x x 2 , g x x 4 e h x x 6 cujos gráficos são apresentados a seguir.
y8
6
6
4
4
4
2
-2
y8
6
-3
y8
2
2
-1
1
2
3
x
-3
-2
-1
1
2
3
x
-3
-2
-1
1
2
3
x
Para entender o comportamento dos gráficos, escolha alguns valores para x e determine os valores correspondentes para y, em cada uma das funções.
Observe que todas têm um formato mais ou menos parecido. O domínio é R.
As imagens são sempre positivas ou, para x 0, a imagem é zero. Isto significa que
Im f Im g Im h 0, Ý .
Todas "decrescem" para x 0 e "crescem" para x 0.
Para valores de x que são menores que 1 ou maiores que 1, quanto maior o expoente, maior a imagem. Para valores de x entre 1 e 1, quanto maior o expoente, menor a imagem.
Essas funções são pares, pois f x f x , g x g x e h x h x para todo x do domínio. Observe que o gráfico, em cada caso, é simétrico em relação ao eixo y.
Expoente natural ímpar. Vamos considerar as funções f x x 3 e g x x 5 cujos gráficos são apresentados no mesmo sistema de eixos a seguir.
y
y
4
2
-2
4
2
-1
1
-2
-4
2
x
-2
-1
1
-2
2
x
-4
Para entender o comportamento dos gráficos, escolha alguns valores para x e determine os valores correspondentes para y, em cada uma das funções.
Observe que elas têm um formato mais ou menos parecido. O domínio é R.
As imagens são sempre positivas para x 0, negativas para x 0 ou, para x 0, a imagem é zero. Isto significa que Im f Im g R.
As duas funções são "crescentes" em todo o seu