Funcoes da Linguagem
-Ramo de estudo da linguagem que vem se desenvolvendo dedicado a linguagem do direito.
-Linguistico:
#São todos os meios de comunicação que o direito disponibiliza, examina os signos linguísticos que o direito emprega, as palavras sob a relação do seu sentido e forma e os enunciados as frases e os contextos.
-Jurídico:
#É a linguagem do direito e da norma, é um “objeto” que o direito se utiliza, uma linguagem que é precisa no exercício de tal profissão. É ela que irá nortear todos os princípios da lei.
-Linguagem Jurídica:
#É a denominação geral da linguagem do direito, mas esta língua apresenta vários níveis, como é o caso da linguagem judiciária usada nos processos. Onde nem todos a compreendem, pois é uma linguagem não usual, onde só um determinado publico ira entender. Fora da linguagem jurídica os signos anunciadores não possuem nenhum significado, alem do significado jurídico.
-Dentro dela existem signos anunciadores que facilitam a identificação de um texto jurídico.
Um exemplo é o endereçamento feito na inicial de um processo, onde é indicado o destinatário do documento. Esses signos estão presentes no endereçamento e possibilitam a classificação desta lauda como um texto jurídico.
-Entre os signos anunciadores existem aqueles que só possuem significado perante o universo do Direito, esses são chamados de “termos de pertinência jurídica exclusiva”.
-O conjunto de signos forma o vocabulário jurídico, este é uma das bases do Direito. Também entram nessa classificação de embasamento os signos anunciadores que precedem o discurso jurídico.
-A existência da linguagem jurídica é afirmada pois um não jurista não a compreende de imediato, principalmente por meio da existência dos “ termos de pertinência jurídica exclusiva” já citados anteriormente.