Funcionamos iguais e diferentes
A Personalidade é um tema discutido em várias ciências há tempos;
Concepções a cerca da Personalidade:
1. TRONCO IDEOLÒGICO: todos são iguais, sendo as diferenças as influências do ambiente, e as oportunidades.
Rousseau: “ser humano nasce bom, a sociedade que o corrompe”; O meio determina a personalidade
2. BIOTIPOLÒGICA: a genética abrange as características biológicas e comportamentais (temperamento, traços afetivos...)
O meio não influencia a personalidade do indibiduo
3. MEIO TERMO DA PERSONALIDADE:
3. 1. Biológica: os genes herdados se apresentam como possibilidades variáveis de desenvolvimento em contacto com o meio (e não como certeza inexorável de desenvolvimento);
3. 2. Existencial: Suprabiológic, a pessoa, ser único e individual, distinto dos indivíduos de sua espécie, traduz a essência de uma peculiar combinação bio-psico-social.
"PERSONALIDADE É A ORGANIZAÇÃO DINÂMICA DOS TRAÇOS NO INTERIOR DO EU, FORMADOS A PARTIR DOS GENES PARTICULARES QUE HERDAMOS, DAS EXISTÊNCIAS SINGULARES QUE EXPERIMENTAMOS E DAS PERCEPÇÕES INDIVIDUAIS QUE TEMOS DO MUNDO, CAPAZES DE TORNAR CADA INDIVÍDUO ÚNICO EM SUA MANEIRA DE SER, DE SENTIR E DE DESEMPENHAR O SEU PAPEL SOCIAL".
Ser humano não é ambiente, nem herança mas uma combinação dos dois.
Ao compararmos duas pessoas em qualquer aspecto haverá diferenças, que nos tornam únicos e inimitáveis. Há também elementos comuns que nos limitam a uma mesma espécie.
Temos características universais, e também individuais
Os seres humanos são essencialmente iguais e funcionalmente diferentes (somos iguais uns aos outros quanto à essência humana – ontologicamente, mas funcionamos diferente uns dos outros).
SEMELHANÇAS ESSENCIAIS
Há semelhanças do homem pré histórico no ser humano moderno; Atividade mental do homem contemporâneo é diferente quanto a aquisição do conhecimento, mas agimos com princípios bem parecidos (guerras e