Funcionamento Global do Cérebro
Introdução: - p.58 O nosso trabalho fala sobre o funcionamento global do cérebro; para compreendermos o seu funcionamento, é preciso sabermos onde se insere no sistema a que pertence e do qual depende. Há dois subsistemas: o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. O 1º processa e coordena as informações, o 2º conduz a informação da periferia para os centros nervosos e as respostas destes para a periferia. Se não existir este sistema de comunicação o cérebro ficaria isolado do meio externo e interno.
Explicar o esquema p.58.
Hemisférios cerebrais: - p.62/63 O ser humano, tal como todos os mamíferos, apresenta um cérebro dividido em dois hemisférios; o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo estão separados por uma fissura e ligados por um sistema de fibras nervosas chamado corpo caloso, é através deste corpo caloso que os hemisférios comunicam entre si. O córtex cerebral é a camada cinzenta com cerca de 3 a 4 milímetros de espessura, que cobre os hemisférios cerebrais e onde residem as capacidades superiores dos seres humanos. Os hemisférios cerebrais controlam a parte oposta do corpo, visto que os feixes nervosos que conduzem as instruções até aos músculos cruzam-se no percurso. Nos animais, as duas estruturas têm funções semelhantes, mas, nos seres humanos, cada um destes hemisférios especializou-se em funções diversas: é o que se designa por lateralização hemisférica. O hemisfério direito controla a formação de imagens, as relações espaciais, a perceção das formas, das cores, das tonalidades afetivas e o pensamento concreto; o hemisfério esquerdo é responsável pelo pensamento lógico, pela linguagem verbal, pelo discurso, pelo cálculo e pela memória.
Conclusão:
Em suma, com este trabalho ficámos a perceber melhor como o cérebro funciona e descobrimos várias coisas que não sabíamos em relação ao seu funcionamento e o quão complexo é. Compreender o funcionamento do cérebro é algo complicado de