Funcionamento do Sistema Respiratório
A respiração é um processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono. A respiração (ou troca de substâncias gasosas - O2 e CO2 ), entre o ar e a corrente sanguínea, é feita pelo aparelho respiratório que compreende: nariz, cavidade nasal dividida em duas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões com bronquíolos e alvéolos. Nos alvéolos pulmonares, o oxigênio (O2) passa para o sangue (glóbulos vermelhos), enquanto o gás carbônico (CO2) o abandona. Este intercâmbio de gases ocorre obedecendo às leis físicas da difusão.
Tórax
Os pulmões se localizam no interior do tórax. As costelas, que formam a caixa torácica, inclinam-se para frente pela ação do músculo intercostal, provocando um aumento do volume da cavidade torácica.
O volume do tórax também aumenta pela contração para baixo dos músculos do diafragma. Quando o tórax se expande, os pulmões começam a encher-se de ar durante a inspiração. O relaxamento dos músculos do tórax permite que estes voltem ao seu estado natural, forçando o ar a sair dos pulmões. Os principais centros nervosos que controlam o ritmo e a intensidade da respiração estão no bulbo raquiano e na protuberância ou ponte.
Esquema do sistema respiratório
em: http://www.webciencia.com/11_30respiracao.htm#ixzz2BNIG501s
Importância
Tudo dentro do corpo acontece dentro de uma lógica, assim, maioria das células do corpo utilizam O2 na realização de suas funções metabólicas, este processo tem como fim a liberação de CO2. O excesso de dióxido de carbono tem efeito tóxico no organismo, por esta razão, ele deve ser eliminado. E quem realiza tudo é o sistema respiratório.
O sistema respiratório, acaba ajudando a controlar o pH do sangue, ou seja, sua acidez. Ele também é o responsável pelo olfato, por filtrar o ar que inspiramos, por aquecer e umedecer o ar inspirado, pela retirada de água e calor do organismo