Funcionamento do gerador síncrono a vazio
Relatório técnico referente à atividade experimental da disciplina de Máquinas Elétricas I, do curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Pitágoras.
Orientador: Prof. Thales Maia.
Belo Horizonte, Dezembro de 2012.
SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO.........................................................................4 II. OBJETIVO EXPERIMENTAL... ..............................................4 III. PARTE EXPERIMENTAL........................................................5 a. Materiais e equipamentos .......................................................5 b. Procedimentos realizados........................................................6 IV. RESULTADOS ........................................................................7 V. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................9 VI. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................10 VII. ANEXO...................................................................................11
INTRODUÇÃO
A fonte primária de energia é um motor elétrico de corrente contínua na ligação independente. Este motor tem dois controles possíveis de velocidade: pela corrente de excitação e pela tensão de armadura, ou seja, a tensão aplicada ao motor.
As variações da velocidade ocorrem da seguinte forma: * Diminuindo-se a corrente de excitação do motor CC aumenta-se a velocidade de rotação do eixo; * Diminuindo-se a tensão de armadura do motor CC diminui-se a velocidade de rotação do eixo.
Quando se analisa o gerador síncrono, torna-se necessário introduzir a curva de magnetização que se aplica para seu circuito magnético. Através do ensaio em laboratório, é possível analisar essa curva (Figura 1).
Figura 1. Diagrama de fiação para determinação da característica em vazio do gerador síncrono.
OBJETIVO EXPERIMENTAL
.Assim, o objetivo da aula prática em laboratório é fazer o