Funcionamento do código Gray
O transistor comum é também conhecido como BJT (Bipolar Junction Transistor, o que traduzindo significa
Transistor de Junção Bipolar). Ele é chamado Bipolar não porque tem duas personalidades distintas, como algumas pessoas, mas sim porque a condução de corrente é feita através de cristais tipo P e tipo N (Bipolar, portanto).
Existem os transistores unipolares, como UJT, J-Fet, Mosfet, que vocês estudarão em outras matérias.
Bons estudos! Vai Corinthians!!!
1- Um transistor BJT NPN tem uma corrente de base de 2,5 mA e uma corrente de coletor de 35 mA. Calcule sua corrente de emissor e faça o desenho do transistor com o sentido das correntes.
2- Um transistor BJT PNP tem uma corrente de emissor de 120 mA e uma corrente de base de 5 mA. Calcule sua corrente de coletor, faça o desenho do transistor e o desenho do sentido das correntes.
3- Qual o ganho de corrente de um transistor com corrente de base igual a 20 μA e corrente de coletor de 3 mA? 4- Qual a corrente de coletor de um transistor que possui ganho de corrente igual a 250, para uma corrente de base de 0,54 mA?
5- Se em um transistor BJT a corrente de coletor for de 40 mA e o ganho de corrente hFE ou β for de 80, qual é a corrente no emissor?
6- Qual a corrente de base de um transistor que possui ganho de corrente de 100, e uma corrente de emissor de 200 mA?
7- Calcule a correntes de base, coletor e emissor, a tensão VCE ou VEC e a região de operação dos transistores de cada circuito. Considere VBE = VEB = 0,7 V.
8- Para pesquisar na Internet ou em livros. Sabemos que os Transistores BJT possuem 3 terminais, Coletor,
Base e Emissor, que podem ser feitos com semicondutores do tipo P ou N. Entretanto, ao contrário do que possamos imaginar, esses 3 terminais possuem, INTERNAMENTE, tamanhos diferentes e dopagens diferentes. Pesquise o tamanho dos 3 cristais semicondutores, bem como o nível de sua dopagem (forte, média ou fraca) e escreva