Funcionalismo
Percebe-se que é importante a ideia de intencionalidade das ações, bem como seu aspecto racional de consecução de fins, dentro da postura weberiana, com a qual Parsons sempre concordou.
Sistema Social O sistema social é composto da interação dos indivíduos, que aparecem tanto como atores quanto como objeto de orientação dos outros. Os outros sistemas de ação perfazem o papel de ambiência condicionante (cultura, personalidade e organismo comportamental), como uma parte da ambiência. Outra parte são as ambiências da própria ação, imaginando-se uma hierarquia de condicionamentos ou controles da ação. O sistema social é um subsistema integrativo da ação em geral. Os outros três subsistemas funcionam como ambiências. Este é o principio geral da análise funcionalista, tanto para os subsistemas de ação, quanto para aquilo que Parsons chama “ a comunidade societal e suas ambiências”.
Sistema Cultural O sistema cultural, como ambiência da sociedade, perfaz a função legitimação da ordem normativa, e os padrões valorativos culturais realizam a ligação mais direta entre os sistemas social e cultural.
A personalidade, como ambiência da sociedadea, fica abaixo do sistema social, na hierarquia cibernética, juntamente com o organismo comportamental e a ambiência físico-orgânica, na qualidade de fatores condiocionantes.
Entres os