Funcionalismo Norte-americano
Antonio José do Nascimento Mota
Funcionalismo Norte-Americano
São Gonçalo
2014
1. Que críticas Givón faz ao estudo da Tipologia linguística que privilegia os aspectos sincrônicos e estruturais?
Para Givón, estabilidade e flexibilidade são dois aspectos importantes em uma língua, pois estes têm como fim a linguagem como fator de referencia no processo da comunicação. Para ele, as relações gramaticais são caracterizadas por indeterminação e por gradação. Baseado nisto ele postulou os princípios da iconicidade,da marcação, da gramaticalização, oferecendo uma nova visão aos funcionalistas, criticando assim através de sua obra, “Functionalism and Grammar” a tendência dos estudos funcionalistas que privilegiam os aspectos sincrônicos e estruturais. Para ele a aproximação da análise funcional e da tipologia translingüística deve se operar no plano sincrônico. Cria-se então um paradigma lingüístico. O mesmo propõe a adoção de novos estudos que levem em conta, por exemplo, os avanços das disciplinas associadas à linguística tais como a psicologia cognitiva e a neurociência..
2. Que relação você entende que haja entre gramática e cognição?
Ambas têm como objeto de investigação a linguagem como “sistema de conhecimento” (Chomsky 1986: 24). A gramática é vista como um reflexo do uso nas situações concretas de comunicação, e a cognição envolve as habilidades de aprendizagem e conhecimento nas situações concretas de comunicação tendo ambas em comum a linguagem em uso.
Leia o texto a seguir e faça as questões que se seguem
Os viajantes e o urso
Um dia dois viajantes deram de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não iria conseguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e fingiu-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar sua orelha, mas, convencido de que estava morto, foi embora. O amigo começou a descer da árvore e