Funcao Exponencial 1 Matematica
Toda relação de dependência, em que uma incógnita depende do valor da outra, é denominada função. A função denominada como exponencial possui essa relação de dependência e sua principal característica é que a parte variável representada por x se encontra no expoente.
A lei de formação de uma função exponencial indica que a base elevada ao expoente x precisa ser maior que zero e diferente de um.
Y=b. a x a> 0, a = 0, e b = 0
Se a > 1, função crescente.
Se 0 < a <1 função decrescente.
Gráfico: Curva. Função decrescente Função crescente
Fator Multiplicativo
Fator multiplicativo é um fator que define o calculo dos montantes de qualquer período de tempo.
100% = 100 =1 100
Aumento: 1+ i 100
Diminuição 1- i 100
Montante e função exponencial
V =Vo .( 1+i ) elevado a x – no caso de valorização.
V=Vo ( 1-i ) elevado a x - no caso de depreciação.
Função exponencial e depreciação.
O método de depreciação consiste na aplicação de taxas constates durante um determinado tempo útil e estimado para um bem, produto ou serviço. Os bens constituem um determinado valor dentro de uma empresa e estão sujeitos a desvalorização devidas, principalmente aos desgastes, ao envelhecimento e ao avanço tecnológicos, por isso chamamos de depreciação com perdas de valores.
V = vf – i
Função exponencial e juros compostos
È a função exponencial útil para a determinação de valores que sofrem aumentos ou decréscimos sucessivos a uma taxa constante que incidi sobre o valor do período anterior.
No sistema de capitalização composta, chamando de P o capital aplicado, i a taxa de juros (escrita na forma decimal), N o período da aplicação e M o montante. M= P . (1 + i ) elevado a N.
Logaritmos e logaritmos naturais
Dado um numero a, positivo diferente de 1, e um numero c positivo, o expoente x que se eleva na base a