Fun O Social Das Empresas
Desde a revolução industrial, as pessoas têm sentido os efeitos do inicio das indústrias, porém as empresas surgiram bem antes de imaginarmos, gerando novos empregos e facilidade para a população. A empresa para o direito empresarial é uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresário por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou serviços.
A função social de uma empresa vai muito além do que conhecido pela sociedade, muito mais do que gerar empregos, a função social não precisa estar positivada para fazer com que a empresa atue de acordo com o bem comum. Porém, estando, facilita a sua observância e exigência realizada pela sociedade e Estado. O princípio da função social da empresa é previsto pelo ordenamento legal e está inserida na Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso XXIII que diz que “a propriedade atenderá a sua função social”, ainda em seu artigo 182, “prevê que a propriedade urbana cumpre sua função social quando atende as exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor”.
Por fim, podemos dizer que a função social da empresa é harmonizar as atividades da empresa com base no que a sociedade almeja, obedecendo as leis e os deveres particulares de cada um, possui um alto grau de desenvolvimento, importância e influência e por isso se faz necessária a todas as pessoas. Podemos destacar também que as empresas, desde sempre estão incentivando as pessoas a buscarem melhores tecnologias para o proveito e a sustentabilidade dos recursos que estão disponíveis que melhoram a nossa qualidade de vida.
Aluna: Rafaela Almeida 2ºB Matutino – Direito Empresarial