Fun Es E Objetivos De Estoque
1.1. Política de estoques
A administração de materiais em qualquer empresa é uma área especializada cuja finalidade é fazer chegar o material certo para a necessidade certa no exato momento em que ela for necessária. Para fazer com isto ocorra, torna-se fundamental gerar informações adequadas. Para a obtenção destas informações é importante planejar controlar e organizar as necessidades. Pois em geral os materiais devem ficar disponíveis em níveis adequados, evitar faltas e excessos que comprometam o capital de giro e ainda resultar em medicamentos com prazos de validade vencidos. Nos casos de empresas voltadas para a área de saúde o cuidado deverá ser ainda maior pois a falta poderá colocar em risco vidas humanas.
Os materiais nestas condições produzem dois fluxos distintos um de informações e outro físico. Estes fluxos ocorrem na cadeia de suprimentos ou Supply Chain, como é bastante conhecido. Para melhor entendimento pode-se recorrer a definição de LOGÍSTICA de acordo com o Council of Logistics Management.
Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, materiais em processo, produtos acabados e informações relacionadas com estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as exigências dos clientes.
A cadeia de suprimentos está constituída genericamente de; fornecedor, produtor e consumidor, vide figura (a).
Figura (a)
Genericamente na rede de suprimentos são encontradas as seguintes atividades:
Seleção de Materiais
Seleção e Avaliação de Fornecedores
Processamento de Compras
Recebimento
Gestão de Estoques
Armazenagem
Atendimento aos usuários
Já na distribuição física são encontradas as seguintes atividades:
Seleção dos canais de distribuição
Processamento de Pedidos
Expedição
Transportes e Roteirização
Embalagem de Proteção
Gestão de Estoques de produtos