Fun es Qu micas
Determinados conjuntos de substâncias apresentam propriedades que são comuns a todas as substâncias pertencentes ao mesmo grupo. O vinagre e o limão são azedos. Além de azedos, são bons condutores de eletricidade: se você misturar sumo de limão ou vinagre numa porção de água e fizer passar por esta solução uma corrente elétrica na qual esteja acoplada uma lâmpada, poderá constatar que a lâmpada acende, comprovando assim a boa condução de eletricidade. O cloreto de sódio, o sulfato de potássio e o bicarbonato de sódio, diferentemente do vinagre e do limão, apresentam sabor salgado. Mas quando dissolvidos em água também formam soluções que são boas condutoras de eletricidade.
Através desses exemplos, percebe-se que determinados conjuntos de substâncias apresentam propriedades que são comuns a todas as substâncias pertencentes ao mesmo grupo. Os grupos de substâncias compostas que possuem propriedades químicas semelhantes recebem o nome de funções químicas. Existem quatro tipos de função química, que serão estudados a seguir: ácido, base, sal e óxido. O principal critério de classificação de uma substância numa dessas funções é o tipo de íons que se formam quando ela é dissolvida em água. Essas quatro funções são definidas usando - se como principal critério a formação de íons em soluções aquosas, e ainda o tipo de íons presente nessas soluções. Assim por exemplo, os ácidos, as bases e os sais formam íons diferentes, quando em solução aquosa. Formando íons, conduzem a corrente elétrica, em solução aquosa. São, por isso, chamados eletrólitos.
A Função química é a característica particular de um determinado grupo de substâncias que apresentam entre si propriedades semelhantes devido a presença de um ou mais átomos comuns em sua fórmula. Para entender o comportamento das substâncias e como essas substâncias transformam-se em outras, precisamos conhecer as funções químicas.
O estudo das funções químicas, de suas características e de suas propriedades