Fumos, poeiras e nevoas
Fumos, poeiras e névoas são pequenas partículas que permanecem suspensas no ar, sendo facilmente absorvidas pelo nosso sistema respiratório.
Fumos:
Partículas sólidas produzidas por condensação ou oxidação de vapores de substancias que são sólidas a temperatura normal, tem diâmetro menor que 1milimetro, exemplos: * Fumos de chumbo * Fumos de cobre * Fumos de estanho * Fumos de óxido de zinco nas operações de soldagem com ferro
Os fumos ocorrem em operações de fusão em altas temperaturas, com materiais plásticos ou metálicos, como soldagem e fundição.
Consequências: doença pulmonar obstrutiva, febre de fumos metálicos, intoxicação específica de acordo com o metal.
Prevenções: O principal método de controle para fumos é evitar que ele se forme ou pelo menos que se espalhe no ambiente, podemos também, em casos externos diminuir o tempo de exposição dos trabalhadores.
Poeiras:
São partículas sólidas dispersas no ar por processos mecânicos com diâmetro maior que um milímetro, podem ser classificadas em: * Poeiras minerais:
Exemplos: sílica, asbesto, carvão mineral.
Consequências: silicose (quartzo), asbestose (amianto), pneumoconiose dos minérios de carvão (mineral). * Poeiras vegetais:
Exemplos: algodão, bagaço de cana-de-açúcar.
Consequências: bissinose (algodão), bagaçose (cana-de-açúcar) etc. * Poeiras alcalinas:
Exemplos: calcário
Consequências: doenças pulmonares obstrutivas crônicas, enfisema pulmonar. * Poeiras incômodas:
Consequências: interação com outros agentes nocivos presentes no ambiente de trabalho, potencializando sua nocividade.
Prevenções: São projetados por especialistas para cada caso, podemos dizer que um sistema bem projetado de ventilação resolve o problema em outros casos é eficiente trabalhar com o material molhado ou úmido.
Névoas:
São partículas líquidas produzidas por uma ruptura mecânica de líquidos maiores ou menores que um milímetro.
Exemplos:
* Spray de