Fumaça Congelada
O aerogel foi originalmente desenvolvido em 1930, mas permaneceu como mera curiosidade científica até 1960, quando os cientistas começaram a considerá-lo como um meio de armazenamento de combustível de foguetes.
Os primeiros aerogéis eram feitos de sílica, com uma composição química semelhante ao vidro. Estes eram extremamente frágeis e quebradiços, o que limita sua aplicação prática. Porem os pesquisadores decidiram entrelaçar partículas de sílica, basicamente vidro, com poliuretano, um plástico. O material resultante, no entanto, ainda se mostrou muito quebradiço.
Mas pesquisadores da Universidade Missouri-Rolla (Estados Unidos), chefiados pelo professor Nicholas Leventis, encontraram uma forma de tornar o aerogel 100 vezes mais resistente. Decidiram ligar quimicamente seqüências de vidro nanoparticulado com poli-isocianato, um dos dois componentes do poliuretano, o material resultante ficou quase tão leve quanto o ar, além de ser praticamente insensível à umidade.
A descoberta abre um mundo novo de aplicações para o material, indo desde vestimentas leves de segurança e blindagens para veículos, até materiais de construção mais leves e fortes, isolamentos para janelas, pneus mais duráveis e aviões e naves espaciais mais leves e com menor consumo de combustível.
O aerogel é também altamente resistente à condução de calor, tornando-o adequado para utilização como isolante térmico. Outras possibilidades de uso incluem parachoques de automóveis e armazenamento de combustível, tornando tanques de aviões e de veículos de transporte de materiais inflamáveis mais seguros e resistentes a impactos.
O aerogel, ficou famoso ao ser utilizado na espaçonave Stardust, lançada pela NASA para recolher partículas interestelares. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010160020918&id=010160020918#.U9rOAPldXAA Isolamento térmico
Além de já ter sido usado paracoletar amostras de um cometa no espaço, o aerogel é