fuck yeah
Rubens Alves, psicanalista, educador, teólogo e autor de várias obras como, por exemplo, do livro “O que é religião?”, escrito no ano de ... , em ..., editora Loyola.
Dividido em oito capítulos, o autor propõe essa pergunta a pensadores tanto filósofos quanto psicólogos e teólogos, nunca explicitando sua opinião sobre os assuntos discutidos e utilizando como instrumentos de argumentação citações, estudos de base filosóficas, psicológicas e sociais e o contexto nas quais estão contidas. Em resumo, a tese do autor é explicar o que é religião de um ponto de vista filosófico, antropológico e sociológico.
O autor utiliza muita alusão histórica como forma de confirmar seu argumento. Logo no começo do primeiro capítulo “Perspectivas”, volta ao tempo no qual a religião era fundamental à vida das pessoas, na época que Deus era o centro de tudo e de todos e as pessoas que não acreditavam nesse Deus eram queimadas na fogueira, para não corromperem os “inocentes”. Conforme as palavras do próprio autor ”o universo físico se estruturava em torno da alma humana” (pág.8, linha 4). Porém, com o decorrer da história e com o avanço tecno-científico, a religião deixou de ocupar o lugar central nas esferas do saber e da política. “A ciência e a tecnologia avançaram triunfantemente, construindo um mundo em que Deus não era necessário como hipótese de trabalho” (pág.8,linha9). Contudo, a proposta desse primeiro capítulo é sustentar a idéia de que mesmo o conhecimento e as atividades do homem moderno, por mais privadas que estejam da linguagem religiosa, no fundo se apresentam às mesmas perspectivas religiosas do passado.
No segundo capítulo, Símbolos da Ausência, há a comparação dos animais, apontando diferentes mecanismos de sobrevivência para adaptarem seus corpos ao meio ambiente, ao homem. Que de acordo com o autor não sobrevive por meio de adaptação física, mas sim através da imaginação que cria culturas e símbolos