ftghjk

812 palavras 4 páginas
O que é a luz?


A luz na forma como a conhecemos é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível.
Trata-se de uma radiação electromagnética pulsante ou num sentido mais geral, qualquer radiação electromagnética que se situa entre as radiações infravermelhas e as radiações ultravioletas. As três grandezas físicas básicas da luz (e de toda a radiação electromagnética) são: brilho (ou amplitude), cor (ou frequência), e polarização (ou ângulo de vibração). Um raio de luz é a representação da trajectória da luz em determinado espaço, e sua representação indica de onde a luz sai (fonte) e para onde ela se dirige. O conceito de raio de luz foi introduzido por Alhazen. Propagando-se em meio homogéneo, a luz sempre percorre trajectórias rectilíneas; somente em meios não homogéneos é que a luz pode descrever "curva".

Onde vemos a luz?


Vemos a luz porque o olho é a porta de entrada dos raios luminosos. a mesma entra pela pupila e passa pelo cristalino e chega invertida até a retina e ela envia invertendo o seu ângulo para o cérebro e ele corrige automaticamente para que possa enxergar os objectos em forma correcta. a luz é simplesmente a forma usada para clarear aquilo que vemos. nós não vemos a luz, mas sim os seus focos iluminadores que provem a luz como o sol, o fogo etc..

Como se propaga a luz?






Num meio transparente e homogéneo, a luz proveniente de uma fonte luminosa, propagase em todas as direcções e em linha recta. Existem vários exemplos que comprovam a propagação rectilínea da luz, tais como os eclipses do Sol e da Lua ou a formação das sombras. É por essa razão que as sombras se projectam sempre do lado oposto ao da incidência da luz, como podes observar na figura apresentada ao lado A propagação da luz é rectilínea em meios transparentes e homogéneos

O que é a luz visível ?




A luz visível, é o conjunto de ondas electromagnéticas que, ao penetrar em

Relacionados