Fsfs
Baseando-se em alguns especialistas em literatura grega e na cultura antiga , como Jean Pierre Vernant e Bernard Knox , o artigo inicia-se como uma introdução à tragédia de Sófocles e uma resumo histórico mítica de Édipo . O Édipo Rei é uma peça de teatro grega, em particular uma tragédia, escrita por Sófocles por volta de 427 a.C.. Aristóteles, na sua Poética, considerou esta obra o mais perfeito exemplo de tragédia grega.
Édipo Rei é a primeira obra de um conjunto que inclui também Antígona e Édipo em Colono. Centra-se na família de Édipo, descrevendo eventos com mais de 8000 anos. A história desta família é determinada por uma profecia que Édipo irá matar o seu pai e casar com a sua mãe; a ação desta primeira peça é a descoberta da realização dessa profecia.
Freud elevou o mito de Édipo a um dos pilares da psicanálise clássica. A definição do Complexo de Édipo. remonta a uma carta enviada por Freud a seu amigo Fliess, em que discute relações de poder e saber num drama encenado tipicamente por pai, mãe e filho.
Em A verdade e as formas jurídicas, Michel Foucault fez uma análise das práticas judiciárias da Grécia antiga através da história de Édipo contada por Sófocles.
Nesse tremendo e magnânimo Édipo, não há traço de má fé. Bastava-lhe um pouquinho disso para que, primeiro, desconfiasse de um possível resultado desastroso de sua busca e, então, torcesse caminho, enganando os outros, enganando até a si mesmo. Nem lhe faltava o poder para a imposição de uma “história oficial” conveniente. Mas ele persegue a verdade e não hesita em dar o último passo da sua catástrofe, quando já a tem por certa. A verdade só o atinge — e derruba — porque ele é verdadeiro.
A impressão de sua grandeza se impôs tanto que este herói foi com freqüência comparado a homens extraordinários. Segundo Ehrenberg (1954), Péricles teria servido de modelo a Sófocles para o traçado da figura dramática do soberano de Tebas. Cameron aproximou o Édipo sofocleano de Sócrates, por