fsdfs
A Casa Farnsworth, projetada pelo arquiteto alemão Mies van der Rohe (1886-1969) para o Dr. Edith Farnsworthentre 1948 e 1952, localiza-se em Fox River Valley, Plano, Illinois (Estados Unidos da América).Formando umvolume único, prismático, de vinte e três por nove metros, elevada a cerca de um metro e meio do solo, a casadesenvolve-se entre duas lajes de betão. Este afastamento do solo foi ditado pelas condições naturais, uma vezque o edifício se localizava num terreno plano junto a um lago e como tal corria constantemente o perigo deinundação.
A habitação é suportada por um conjunto de oito pilares de ferro em forma de I, pintados de branco. O acessofaz-se através de um vasto alpendre que ocupa cerca de um terço da área do volume, criando uma assimetriaque é reforçada e equilibrada pela plataforma de acesso, em forma de pódio, construída a um nível intermédio esustentada por seis pequenos pilares. Uma série de largos degraus articulam os diferentes níveis. Todos esteselementos são revestidos por placas de travertino que formam uma grelha de 61 por 91 centímetros.
A casa é rodeada por uma membrana de vidro com uma única porta que se volta para o alpendre.
O espaço interior, totalmente aberto e contínuo articula-se em volta de uma caixa central, revestida com madeirapreciosa onde se encontram os espaços de serviço (sanitários). Os móveis colocados neste espaços foramdesenhados pelo próprio arquiteto, numa procura de controlo figurativo e formal de todos os campos do projeto.
A casa Farnsworth culmina o processo de invenção e pesquisa espacial e construtiva do seu autor no sentido dasimplificação absoluta e da redução linguística à essência construtiva do edifício. A espacialidade livre e fluída,articulando planos executados com materiais nobres como mármores e madeiras, que fora anunciada pelomagnífico pavilhão Alemão da Exposição de Barcelona de 1929 e aprofundada na casa Tugendhat em Brno,República Checa, datada de 1930, traduz uma