Frutos e caule
Escola: Reis magos
Aluna: Jéssica Raianne Sobreira 2 MED C
Disciplina: Biologia
Professor: Gilmar reis Trabalho de Biologia
1.Conceitue Pseudofruto de exemplos.
Alimentos vegetais suculentos que chamamosde fruto, mas que na verdade não o são, biologicamente falando, já que não são oriundos do ovário. Ele são classificados na biologia como pseudofrutos. O caju, a maca e a pêra são alguns exemplos.
2.O que é fruto e quais são suas partes? Fruto é um termo botânico que se refere ao ovário da flor que se desenvolve em volta da semente. O fruto é composto de três camadas que, em conjunto, formam o pericarpo:
Pericarpo
* epicarpo - exterior * mesocarpo - intermediário * endocarpo - interior
3.Descreva estômatos. Qual sua função?
Estômatos são estruturas celulares que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. São estruturas constituídas por um conjunto de células localizadas na epiderme dos traqueófitos, especialmente sobre a epiderme inferior das folhas, com a função de estabelecer comunicação do meio interno com a atmosfera, constituindo-se em um canal para a troca de gases e a transpiração do vegetal.
4.O que são lenticelas? Para que servem?
Lenticelas são órgãos de arejamento encontrados nos caules. Pequenos pontos de ruptura no tecido suberoso, que aparecem como orifícios na superfície do caule e fazem contato entre o meio ambiente e as células do parênquima. Há um consenso de que as lenticelas auxiliam nas trocas gasosas, uma função que a periderme não poderia realizar pelo acúmulo de suberina.
5.Quais as diferenças entre colênquima e esclerênquima? Para que servem?
Colênquima: tecido formado por células vivas, clorofiladas, possuem parede de celulose. Função: Sustentação e flexibilidade. É encontrado nas partes herbáceas do vegetal, logo