Fruticultura
IFMA - Campus Maracanã.
São Luís, 24 setembro de 2014.
Patrícia Martins Costa
ATEMÓIA
Trabalho realizado para a obtenção da nota bimestral na disciplina Fruticultura, ministrada pelo professor Eliomar.
SUMÁRIO
Introdução
Características
Versatilidade
Benefícios
Adubação
Propriedades Medicinais
Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇÃO
A atemoia ganha cada vez mais espaço no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) e, apesar do nome exótico, a fruta possui diversas características físicas, nutritivas e produtivas da sua família botânica.
Proveniente do cruzamento entre a cherimoia e a pinha (fruta do conde ou ata), a atemoia consegue adaptar-se a algumas regiões brasileiras, como a Região Sudeste e parte da Região Nordeste, já que possuem um clima favorável ao seu cultivo. No Estado do Espírito Santo, em 2012, o município de Itarana foi o maior fornecedor com 1.324 quilos do produto
ATEMÓIA
Características da planta
Em comparação com a fruta do conde, a atemoia possui um sabor doce, com poucas sementes e é maior em seu tamanho. De acordo com a nutricionista Joseline Souza, na composição, o destaque está na presença de potássio, nutriente importante no equilíbrio do organismo e no funcionamento neuromuscular. As fibras melhoram o funcionamento intestinal e contribuem com o controle do colesterol e vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e melhora a absorção de ferro no organismo.
A fruta possui uma grande quantidade de carboidrato, que é a fonte primária de energia do corpo, ideal para os praticantes de atividades físicas. Porém, quem está controlando as medidas extras e, também os diabéticos, devem tomar um cuidado especial e não exagerar na dose.
A atemoia pode ser consumida in natura ou em forma de suco. Uma dica de consumo é a preparação de um suco rápido e prático. Para isso, são necessários uma atemoia madura grande, 500 ml de