frutas
Isso acontece por que alguns vegetais contêm uma enzima chamada polifenol oxidase e acumulam grandes quantidades de substâncias chamadas compostos fenólicos. Juntos, eles causam o escurecimento desses alimentos, mas só quando o tecido vegetal é danificado.
Quando cortamos uma maçã com uma faca ou damos uma mordida, a ruptura das células do tecido vegetal faz com que a enzima e os compostos fenólicos sejam liberados e entrem em contato com o oxigênio. Como consequência, a enzima combina o oxigênio com os compostos fenólicos formando outros tipos de compostos, conhecidos como quinonas, que reagem entre si para formar um pigmento negro – a melanina vegetal, responsável pela cor escura observada.
Apesar de não causar mal à saúde, a formação da melanina vegetal afeta o gosto e a aparência do alimento. Uma salada de frutas toda marrom não apetece, não é? Felizmente, existem truques bem simples que podem evitar o escurecimento. Você mesmo pode testá-los
Peça para um adulto cortar quatro fatias de maçã aproximadamente da mesma espessura. A primeira fatia deve ficar em contato com o ar à temperatura ambiente: ela vai servir como um controle do seu experimento, mostrando o que acontece se nada for feito para evitar o escurecimento da maçã.
Agora vamos aos truques. Cubra completamente a segunda fatia com água. Passe suco de limão na terceira fatia. Dissolva um comprimido efervescente de vitamina C em água e passe um pouco da solução na quarta fatia. Depois de aproximadamente duas horas, verifique o que aconteceu.
A água impede o contato do oxigênio com a enzima, o que impede o escurecimento da