Frutas portuguesas no mercado brasileiro
Na última quarta-feira, 10 de abril, os governos do Brasil e de Portugal assinaram um memorando que promete aumentar os níveis de comercialização de frutas portuguesas no país sul-americano. O acordo estabelecido entre os dois governos visa agilizar o processo de exportação de uma das matérias-primas alimentares mais vendidas no Brasil.
Este será um passo importante para a economia portuguesa, pois a venda da fruta para o exterior já atingiu 40 milhões de euros, superando os 29 milhões da exportação de vinho. A ministra da agricultura Assunção Cristas afirma que, atualmente, Portugal vende mais fruta para o Brasil do que o Brasil para Portugal; e o interesse dos produtores portugueses está em ascensão, pois é muito importante para eles ter mecanismos facilitadores para chegarem ao mercado brasileiro.
Com este memorando de entendimento, existem oportunidades de investimento brasileiro no território nacional. Assunção destaca a possibilidade de o Brasil “criar valor para os seus produtos em Portugal, fazendo a sua transformação no âmbito da agroindústria em Portugal”. Assim, o Brasil passaria a ter acesso direto ao mercado de, aproximadamente, 500 milhões de habitantes da União Europeia. Ultrapassando as barreiras que normalmente os produtos brasileiros não têm.
“O Brasil não tem por hábito acrescentar muito valor aos seus produtos, tem muita produção primária, mas acrescenta pouco valor, pelo que está interessado em começar a trabalhar nessa área e pode ser muito interessante fazê-lo no espaço europeu, nomeadamente em Portuga”, explicou. A ministra disse ainda que espera a ida de brasileiros a Portugal para possíveis oportunidades de