Fronteira e globalização
Entende-se por fronteiras os limites terrestres, marítimos e aéreos ( físicos, como rios, ou abstratos, como linhyas imaginárias), que separam um território de outro, delimitando o espaço que configura o território nacional ( ou uma unidade política). no entando, nem sempre esse conceito está ligado apenas a uma dimensão política, conforme veremos a seguir diversos tipos de fronteiras:
fronteiras políticas: foram criadas , sobretudo, para delimitar o território de um estado nacional, englobando também o espaço aéreo e suas águas territoriais. há muitos conflitos e tensões quando o assunto é fronteirainternacional, visto os inúmeros conflitos que sempre ocorreram na história em decorrência disso. na dimensão política, esse conceito de fronteira está sobretudo ligado à questão da soberania nacional.
Fronteiras econômicas: por fronteiras econômicas, podemos entender o processo de formação de mercados regionais em todo mundo advindo da globalização ( como o Mercosul, NAFTA, União Européia, APEC) nos quais em muitos desses megablocos econômicos é permitida a livre circulação de pessoas, bens e serviços, ou mesmo os limites economicos entre os setores de produção dentro de um determinado território, por exemplo no estado do Rio de Janeiro temos umsetor Metal-Mecânico no sul do estado e a atividade extrativista no norte, com a exploração de petróleo, passando pela indústria têxtil na região serrana.
Fronteiras culturais: as fronteiras culturais são os limites territoriais entre os grupos étnicos e religiosos, caso por exemplo, dos índios no Brasil, ou num plano internacional, do povo Basco na espanha, ou do povo palestino. em muitas dessas fronteiras podemos explicar conflitos étnicos entre muitos desses grupos. uma relação de uma determinada cultura impede que se chegue a outra . o que acaba muitas vezes gerando esses atritos.
fronteiras naturais: são as fronteiras determinadas por elementos