Frobel e a Educação musical
As três aulas foram planejadas para serem ministradas em turmas de crianças de 3 ou 4 anos.
Aula 1
Objetivo: desenvolver habilidades de percepção de altura, intensidade e leitura, além do desenvolvimento da atenção, concentração, canto e expressão corporal.
Recursos didáticos: Uma gatinha de brinquedo, um instrumento melódico, desenhos de gatinhos.
Descrição: Conta-se para as crianças a história da gatinha parda. Seu dono estava muito triste, pois ele havia sumido e ficou se lamentando pelos cantos de sua casa (cantar e fazer cara e voz tristes). Depois de chorar bastante, ele fica muito bravo pensando na possibilidade de que alguém tivesse levado sua gata. No final, sua mãe aparece e lhe chama atenção: “Filho, se você perde alguma coisa, não adianta ficar triste, muito menos bravo... quando some alguma coisa nossa, a gente tem que procurar!” E foi isso que ele fez!
Execução: Um dos alunos fecha os olhos enquanto o professor esconde a gatinha de brinquedo. Para que essa criança encontre a gatinha, seus colegas devem cantar a música da “Gatinha parda” variando com a intensidade, ou seja, se a criança estiver se aproximando da galinha, a classe canta mais forte, se ela estiver distante, cantam mais piano.
Leitura: o professor cola os desenhos da gatinha em alturas diferentes no quadro negro, mostrando a relação de agudo e grave. Os alunos então “leem” o som dos gatinhos de acordo com seu posicionamento; primeiro um som agudo, depois um som grave.
Criação: Numa segunda etapa as crianças dirão onde quer que os gatinhos sejam posicionados.
Ditado: O professor toca no seu instrumento melódico de preferência uma sequência de sons graves e agudos, no qual os alunos tem que mostrar em quais posições os gatinhos devem ficar.
Conclusão: Pode-se observar a influência de Frobel nesse exercício pelo uso do brinquedo. Para tal educador, o brinquedo é fundamental na educação infantil. Ele