frisica
352 palavras
2 páginas
Alunos: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Disciplina: Laboratório de Física
Professor: João Mongelli Neto
Título: Experiência: Pêndulo Simples
O objetivo desta experiência é determinar a aceleração da gravidade através do pêndulo simples.
Fundamentos teóricos: Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade. É estudado nos casos quando sua amplitude de oscilação é pequena e para qualquer valor da amplitude e em estudos da força peso e do movimento oscilatório. O modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples.
O movimento de um pêndulo simples envolve basicamente umagrandeza chamada período (simbolizada por T): é o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória (retornar a sua posição inicial de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico).
Derivada dessa grandeza existe a frequência(f), numericamente igual ao inverso do período (f = 1 / T), e que, portanto se caracteriza pelo número de vezes (ciclos) que o objeto percorre a trajetória pendular num intervalo de tempo específico.
Cálculo da aceleração local da gravidade utilizando o valo de medida única de T
L(1,077+ou-0,003)m T=(2,03+ou-0,23)s
Memorial de Cálculos:
g= (10,3+ou-2,3)m/s2
Cálculo da aceleração local da gravidade utilizando o valor de uma série de medidas de 10T.
L=(1,077+ou-0,003)m
Tabela com uma série de medidas de 10T de um pêndulo simples de comprimento L
Dados Obtidos:
Dados para determinação do desvio padrão de T