Friedrich Nietzsche
Nietzche foi um filósofo, escrito, poeta, filólogo e músico alemão. É tido como um dos mais influentes e importantes pensadores modernos do século XIX. Friedrich Nietzsche nasceu em 1844 na Alemanha numa cidade conhecida por Rockeb. A sua família era luterana e o seu destino era ser pastor como seu pai. Nietzsche perde a fé durante a adolescência, e os estudos de filologia combatem com o que aprendeu sobre teologia: Durante os seus estudos na universidade de Leipzig, a sua vocação filosófica cresce. Foi um aluno brilhante, dotado de sólida formação clássica, e aos 25 anos é nomeado professor de Filologia na universidade de Basiléia.
O homem ideal para Nietzsche era aquele que rejeitava toda e qualquer ideia que a sociedade lhe impunha e viva apenas de acordo com os seus princípios e ideais, senhor de si mesmo, ignorando as vontades dos outros. O filósofo acreditava que o mundo era caos e irracionalidade e que o homem só poderia viver feliz se assim também o fosse.
Durante dez anos desenvolveu a sua filosofia em contato com pensamento grego antigo. Em 1879 seu estado de saúde obriga-o a deixar de ser professor. Sua voz ficou inaudível. Começou uma vida errante em busca de um clima favorável tanto para sua saúde como para seu pensamento (Veneza, Gênova, Turim, Nice, Sils-Maria...)
Em 1882, começa a escrever o Assim Falou Zaratustra. Nietzsche não cessa de escrever com um ritmo crescente. Este período termina brutalmente em 3 de Janeiro de 1889 com uma "crise de loucura" que, durou até à sua morte, coloca-o sob a tutela da sua mãe e sua irmã. A sua irmã, seguidora dos ensinamentos hitlerianos, tentou fazer associar a imagem de Nietzsche ao movimento antissemita depois da sua morte, mas existem escritos que provam que Nietzsche era contra tal movimento.
Acredita-se que Nietzsche sofreu de câncer no cérebro por ter vivido os seus últimos anos em delírio; faleceu a 15 de Agosto de 1900.
1.2 OBRAS
Em suas