Friedman
BIOFRAFIA
Milton Friedman nasceu no bairro do Brooklin, em Nova York, no dia 31 de julho de 1912, sendo originário de uma família muito pobre, cujos pais emigraram da Rússia. Defensor dos princípios do liberalismo, permaneceu na Universidade de Chicago de 1946 a 1977, sendo seu professor de 1948 a 1977. A partir de 1977 desenvolveu seu trabalho na Hoover Institution. Foi agraciado com o Prêmio Nobel em 1976, por suas realizações nos campos de análise de consumo, história e teoria monetária e por sua demonstração da complexidade da política de estabilização.
Teoria econômica
Sua teoria era de que existiam 2 mundos econômicos que são totalmente destintos, onde uma é micro esfera onde o preço é determinado pela oferta e demanda, assim o pensamento era de que a economia funciona melhor quando é levada por uma ''força livre'' o outro mundo economico é a macro esfera totalmente separada da micro, onde é formada pela ''politica monetária'' onde não existe um mercado livre oque não era nenhum um pouco desejável, conceder poderes totais do Governo Federal sobre a área macro.
Sempre revelou sua posição igualitário a favor dos impostos de renda,não é um rival do estatismo,mas era um tecnocrata onde aconselha o estado a ser mais eficientes ao praticar suas perversidades, estudou e denunciou todas as falhas e brechas do código tributarista.
Friedman acreditava que a solução dos problemas de uma sociedade era implantar o sistema de liberdade, quando Friedman dizia sobre ''componente permanente ou rendimento permanente'' é oque era considerado estável como o salário os bens, o rendimento permanente seria o seu grupo de despesas onde o valor é acidental como loteria, aplicações e prêmios, já componente transitório não é estável em relação a sua durabilidade.
Friedman e sua relação com a política:
Para Friedman a politica ideal seria aquela em que a politica Monetarista evite mudanças bruscas em um período longo de tempo, assim a politica deveria