frfrfr

782 palavras 4 páginas
Faculdades Integradas Associação de Ensino de Santa Catarina – Estácio / Assesc
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Professor: Henrique Otte
Alunas: Bartira Paz, Julinha Simon e Maitê Seganfredo.
A VERDADE SOBRE O TREINAMENTO - Charles JenningsFlorianópolis, 27 de junho de 2014.
INTRODUÇÃO
O artigo “A verdade sobre o treinamento”, escrito por Charles Jennings, aborda sobre a necessidade de evolução dos métodos de capacitação empresarial. Segundo Charles Jennings, o treinamento convencional não é mais suficiente. Este artigo demonstra o quanto as empresas estão gastando em treinamentos que, na verdade, não estão agregando conhecimento aos seus funcionários, pois conforme apontam as pesquisas realizadas, o cérebro humano não consegue absorver grandes quantidades de informações, o método aplicado atualmente é ineficaz.
Há uma sobrecarga de informações que os indivíduos não conseguem guardar, ou até mesmo manuais com muitas páginas, que as pessoas não abrem para consultar.
A solução seria criar um conhecimento com práticas diárias, já que a aprendizagem não é algo que o funcionário adquire separadamente de seu trabalho. Aprender deve fazer parte da rotina de trabalho, é um conjunto de componentes, que segundo a disciplina de Gestão do Conhecimento, engloba, pessoas, tecnologias e processos. ARTIGO X DISCIPLINA
Gestão do Conhecimento, consiste em facilitar os processos de criação, de compartilhamento e de utilização dos conhecimentos. O referido artigo, contesta o método atual de capacitação e treinamento, justamente por não facilitar o processo de aprendizagem.
A sobrecarga de informações, a ausência de prática, os processos e as informações que se perdem, são exemplos de problemáticas que envolvem o conhecimento explícito, presentes no modelo atual de capacitação.
O conhecimento explícito é muito importante nas organizações, pois permite documentar, criar procedimentos e métodos, porém deve estar combinado ao conhecimento tácito, como forma eficaz

Relacionados

  • Nespresso
    8897 palavras | 36 páginas