frfr
Conforme Junqueira & Carneiro (1997), Cada célula possui um par de centríolos, que se localiza próximo ao núcleo e ao aparelho de Golgi, numa região denominada centrossoma ou centro celular.
O centríolo é uma organela de formato cilíndrico, formado por nove microtúbulos triplos ligados entre si, ao todo vinte e sete microtúbulos. Geralmente um par de centríolos é localizado no citoplasma da maioria das células dos animais eucariontes, eles estão ausentes em vegetais superiores e fungos. Na constituição química dos centríolos aparecem a água, proteína, carboidratos, lipídeos, DNA e RNA.
Apesar de grandes avanços na ciência o mecanismo de ativação e funcionamento do centríolo não esta bem explicado. Sabe-se que exerce função vital na divisão celular sendo um importante suporte dos cromossomos nessa fase.
Durante o processo mitótico e meiótico, feixes de microtúbulos e microfibrilas são sintetizados no citoplasma e posicionados de modo a uma de suas extremidades prende-se ao centrômero do cromossomo. Esta polarização e os microtúbulos associados são conhecidos como fuso mitótico. Durante o processo o próprio centríolo é duplicado, e cada novo centríolo com os microtúbulos associados migra para uma extremidade da célula, puxando para si cada estrutura originada, de maneira que a cada nova geração celular, no geral, a célula apresente um par de centríolos. Fonte: Junqueira e Carneiro, 2012, pág. 122.
Eduardo De Roberts, José Hib. Bases da biologia celular e molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, pág. 68.
Junqueira, Luiz C; Carneiro José. Biologia Celular e Molecular. 6. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997, pág. 118.
Junqueira, Luiz C; Carneiro José. Biologia Celular e Molecular. 9. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, pág. 122.