Freud
“Psicologia das massas e análise do eu”, de Sigmund Freud
- Caracterize e descreva as massas.
A massa é um grupo formado por indivíduos que perdem suas características e seus dotes particulares a partir do momento que se tornam uma coisa homogênea. Mas apesar de seus dotes e características se apagarem, algo os une em um só grupo e isso é o que caracteriza a massa.
A mudança das características do indivíduo quando ele se torna parte da massa começa na perda de autocontrole e um sentimento de poder, depois ele sacrifica seus interesses pessoais a favor do interesse coletivo e por fim há o desvanecimento da consciência.
Essa massa é caracterizada por uma impulsividade, instabilidade e irritabilidade, que tem sentimentos de onipotência mas também é crédula e submissa.
- Sugestão e libido.
O grupo é instintivamente obediente a um líder e esse líder possui prestígio suficiente para causar uma espécie de sedução hipnótica. Esse prestígio evoca a sugestão.
Para se explicar as alterações mentais em um grupo, ou na massa, se recorrem ao termo libido no sentido do amor sexual, que é impulsivo. É a libido que vai juntar os laços afetivos que constituem a essência da mente grupal.
Bibliografia
FREUD, Sigmund. Psicologia do grupo e a análise do ego. In Edição Standart Brasileira das Obras
Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago
Editora Ltda., 1976 (1921).
Forbes, Jorge. Psicologia das massas e análise do eu: uma teoria do final de análise? Artigo. Belo Horizonte. 1989